sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Como tirar manchas

Manchas são difíceis de sair. Seja de gordura, chocolate ou molho de tomate, a trabalheira é grande para removê-las. Pesquisamos dicas práticas para nos auxiliar nesse processo de tirar manchas. Agir com a maior rapidez possível é o grande segredo para aumentar a chance de sucesso.

de alimentos em geral
Café - Lave com água morna e glicerina.
Frutas - Derrame leite quente, fervendo, sobre a mancha e esperar 12 horas para enxaguar.
Molho de tomate


de maquiagem
Batom - Coloque um pouco de álcool e deixar agir por 5 minutos, antes de lavar o tecido.



de guardado
Amarelado na região da axila - Faça uma pasta de bicarbonato de sódio (pó) com vinagre de álcool branco. Espalhe pelo tecido e deixe agir por 60 minutos. Depois lave normalmente.

Mofo - Misture sal, suco de limão e vinagre branco. Coloque no sol por 60 minutos. Depois lave normalmente.


gerais
Ferro de passar - Quando fica aquela mancha amarelada de ferro muito quente a solução é tentar passar água oxigenada na área afetada e enxaguar em seguida.

Ferrugem - Coloque uma papinha de sal e limão sobre a mancha, deixe ao sol e espere secar. Depois lave normalmente. Peças de cor podem sofrer desbotamento nesse processo. Há produtos químicos específicos para tirar manchas de ferrugem. Já testamos e conseguimos êxito total e parcial, mas não estragou o tecido.

Graxa - Aplique margarina na área da mancha, espere uns 10 minutos e lave normalmente com água e sabão.


As dicas são gerais e o funcionar ou não é relativo. O tipo de tecido que recebeu a mancha também influi muito como facilitador na remoção. Alguns por mais zelo que tenhamos sofrem dano. Por isso, antes de começar é bom examinar a etiqueta da peça que indica os cuidados com lavagem e secagem. Saiba também que não é garantia de remoção, nem de não danificar a peça.

Para quem não quer arriscar vale tentar empresas especializadas que prestam o serviço de remoção de manchas. Lavanderias normalmente oferecem esse cuidado a mais, mas nossas experiências não foram nada boas. Se alguém tiver dicas de empresas sérias e eficientes em retirar manchas, por favor, compartilhe nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário